“Não dá tempo”. Será?

O ano do vestibular é para muitos um grande divisor de águas, pois é a primeira vez que o adolescente precisa enfrentar dificuldades reais a fim de atingir um objetivo real: a aprovação. Nesse contexto, esse ano se torna também um ano de muito stress, principalmente quando feito sem o acompanhamento correto, com uma equipe de profissionais capacitados para dar todo o suporte necessário ao aluno, como professores, monitores, assessores e psicólogos. Sendo assim, entre os alunos que passam por um ano estressante, uma das principais queixas é a privação de poder relaxar, de estar com a família, de curtir com os amigos e de fazer atividade física. No entanto, quando se conversa com os aprovados, a verdade é que muitos mostram que dá, sim, tempo de fazer “tudo”. Então, se você quer levar uma aprovação com menos privações, tornando-a mais sustentável, leia esse artigo até o final.

  • Organização

Organização é fundamental em qualquer área da vida. Portanto, para poder ter tempo “para tudo”, você precisa trabalhá-lo bem. Uma forma bem prática é montar um horário de estudos, juntamente ao seu assessor, em que você saberá exatamente o quê você deverá estudar, em que horário e de qual dia da semana. Assim, você terá uma visão macro das suas atividades – tanto do cursinho como por fora dele, como atividade física, descanso, refeições – e terá o seu tempo otimizado, sabendo exatamente o que fazer e quando fazer.

  • Estar 100% presente

No entanto, não adianta ter a sua agenda 100% organizada se você não faz o que tem que ser feito. Por exemplo:

– Quando você está na aula você realmente está na aula, ou pega o celular de 5 em 5 minutos? – Quando você está resolvendo questões, você realmente está focado ou se desconcentra constantemente?

– Quando você faz um simulado, você o faz nas mesmas condições da prova ou faz pausas e utiliza a calculadora?

A ideia é estar presente e focado no que se está fazendo, ou o aluno irá cair em um velho ditado “o preguiçoso trabalha dobrado”.

Fazendo isso, você verá a sua produtividade aumentar exponencialmente e, assim como estará 100% presente na hora de estudar, poderá estar 100% presente na hora do lazer, pois terá a consciência tranquila de que fez o que tinha que ser feito.

  • Tudo tem o seu momento

Claro que haverá, sim, certas privações, afinal, o ano de vestibular exige uma maior demanda de tempo para os estudos. Contudo, a ideia é não cortar atividades que lhe proporcionam relaxamento e prazer, mas apenas as colocar no momento certo e, principalmente, como recompensa. Uma breve história pessoal: em minha preparação eu precisava fazer, invariavelmente, um simulado de 90 questões, por cerca de 5 horas, todos os sábados. Logo, eu poderia encarar essa obrigação como algo altamente monótono e difícil. No entanto, eu fiz diferente e estabeleci uma rotina em que, na sexta eu ficava mais em casa, muitas vezes, estudando, mas no sábado após o simulado, eu sempre saia direto do colégio com os meus amigos para alguma programação de 100% lazer, que era a minha recompensa por ter feito o simulado da forma correta.

Assim, a moral da história é estabelecer prioridades, mas seguir fazendo o que gosta.

Você também pode gostar destes posts

A FGV tem segunda fase?

Em produção…

5 passos para manter sua produtividade nos estudos todos os dias.

A produtividade diária é fundamental para alcançarmos nossos objetivos e maximizarmos nosso...

O que um maratonista tem a ver com a minha preparação?

Uma das questões mais frequentes entre os alunos é a quantidade de...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!