Como funciona o curso de direito do Insper?

Em 2021, o Insper apresentou ao Brasil uma proposta de curso de direito inovadora. Afastando-se de um modelo arcaico e obsoleto presente em outros cursos de direito pelo país, a ideia do Insper buscou inspiração nas melhores práticas nacionais e internacionais para estruturar o seu currículo.

Antes de mais nada, é importante ter a noção de que o Insper busca formar, por meio do seu curso de direito, muito mais do que apenas operadores do direito. A finalidade do Insper é forma resolvedores de problemas ou, no termo original em inglês, problem solvers.

Diante dessa finalidade, torna-se fácil entender porque que o currículo de direito do Insper não se restringiu às matérias mais tradicionais de direito (constitucional, penal, civil etc) mas buscou oferecer uma ampla gama de outros conhecimentos, com o objetivo de forma profissionais mais completos para o mercado. Entre essas outras áreas, estão, por exemplo a economia, as ciências sociais, a contabilidade e a ciência de dados.

Outra coisa muito interessante do currículo do Insper é a dinâmica das aulas. No modelo mais tradicional, as aulas são fortemente expositivas, seguindo uma divisão em que claramente o professor se mostra mais ativo, enquanto que os alunos devem apreender o conhecimento de forma passiva. Já no caso do Insper, a situação muda um pouco de figura. Em muitas aulas, a discussão entre os alunos e o professor é fortemente incentivada, com a intenção de justamente proporcionar um aprendizado que mescle a retenção de conteúdos com a colaboração participativa. Assim, no modelo do Insper os alunos ganham um papel muito mais relevante dentro do contexto das aulas de direito.

Além disso, há outro aspecto de grande valor na estrutura do curso de direito do Insper, que são os seus professores. Ao formar o seu corpo docente, o Insper buscou profissionais dos mais destacados em cada uma de suas áreas, justamente para oferecer aos seus alunos um contato com um mercado de excelência. Nesse sentido, a formação de alto nível acadêmico e a robusta experiência dos professores garante aos alunos não somente um ensino de altíssima qualidade, mas também a segurança de que entrarão futuramente no mercado de trabalho tendo aprendido com quem já “chegou lá”. 

E aí, gostou de conhecer mais sobre o curso de direito do Insper? Para saber mais sobre o Insper, continue acompanhando o blog da BNE! 

Você também pode gostar destes posts

4 pilares para se dar bem na segunda fase Insper

A segunda fase do Insper é o que podemos chamar de divisor...

Ditados e clichês no pré-vestibular

Ditados e clichês são aquelas frases batidas que são ditas com bastante...

Como aprender por osmose com os monitores?

Em primeiro lugar, o que é um monitor? De forma resumida, o...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!