4 pilares para se dar bem na segunda fase Insper

A segunda fase do Insper é o que podemos chamar de divisor de águas!

A importância dela é tanta, que basicamente existe um consenso de que ela é a definidora se você vai entrar, ou não, no Insper. E com razão.

Além das típicas hard skills que são avaliadas na primeira fase do vestibular, bem como acontece em todos os demais vestibulares existentes no Brasil, o Insper vai além, e por consequência o aluno também, através da avaliação das soft skills. De uma maneira simples a segunda fase quer saber sobre como você constrói uma linha de raciocínio, como você pensa, como você fala, qual a sua visão crítica sobre o mundo e como ela é expressada.

Para que uma nota muito boa seja atingida nessa etapa é crucial que algumas habilidades sejam desenvolvidas e postas em prática no dia do vestibular, e são elas:

  • Repertório;
  • Comunicação assertiva;
  • Interação com Pessoas;
  • Pensamento Crítico.

Ao longo do texto, irei discorrer um pouco mais sobre cada um desses pontos e a importância de cada um deles dentro dessa que, na minha humilde opinião, é a melhor etapa dentre todos os vestibulares do país.

O primeiro ponto é o Repertório.

  • Mas o Tadeu da Ponte disse no último vestibular que você não precisa de repertório de citar constituição, filósofos…. – disse o desatento (ou talvez atento demais, porém bitolado demais também.)

Mas calma, pois quando falamos em repertório estamos nos referindo ao seu conhecimento de mundo. O repertório são os jornais que você lê e assiste, são os conteúdos que você estudou no ensino médio sobre história, geografia e geopolítica. São fatos que você aprendeu e aprende diariamente e servem para te ajudar a embasar bem a sua própria opinião acerca dos diversos temas que o Insper propõe para os seus alunos. Então, é muito importante INFORMAR-SE e ATUALIZAR-SE sempre.

Já a comunicação assertiva, como o próprio nome sugere, é comunicar-se assertivamente!

  • Não brinca…

Não tô brincando! Na verdade, é tão simples quanto parece. É basicamente dar o seu posicionamento com relação a temática proposta de uma forma clara, utilizando-se tanto da linguagem verbal (entonação da voz, firmeza na fala, clareza nas ideias….) quanto da linguagem corporal, gesticulando para que, com o seu corpo, também ajude a transmitir as suas ideias.

  • Então você vai me dizer que a comunicação com pessoas é, como o nome diz, falar com os demais candidatos?

SIM, É EXATAMENTE ISSO E VOCÊ ME FEZ FELIZ. A comunicação com pessoas talvez seja a pontuação mais fácil de se obter na segunda fase justamente por avaliar a sua capacidade de interagir com a fala dos demais candidatos, os referenciando, utilizando os posicionamentos deles para construir ou ajudar a embasar o seu próprio, e mostrar que de fato o debate está sendo colaborativo (como tem que ser), visto que a proposta do Insper com a dinâmica em grupo é justamente promover uma discussão que tenha uma pluralidade de ideias, seja respeitosa, e lhe permita conhecer os seus futuros colegas de curso.

Por fim, mas não menos importante, temos o Pensamento Crítico.

  • Hum… seria parecido com o Repertório ou eu tô em viajando?

Viajando você não tá, mas com certeza tá com um pé no guarda-roupa… Mas brincadeiras à parte é aqui que o seu repertório vai se mostrar importante! Como eu disse, ou melhor, como o Tadeu disse, vocês não precisam citar filósofos ou artigos da Constituição ou qualquer coisa que seja. Porém, é imprescindível que vocês consigam construir uma linha de raciocínio que consigam contemplar a realidade e interpretá-la da forma correta, mostrando de fato conhecimento de mundo e criticidade na construção do seu argumento.

Se você conseguir contemplar todos esses pontos, com certeza irá garantir uma boa nota na segunda fase. Mas, para garantir uma nota MUITO BOA é necessário um acompanhamento com quem entende do assunto e tem mais do que o gabarito necessário para te dar a melhor preparação possível para a segunda fase.

  • Eu chuto que é a BnE!

CHUTOU CERTÍSSIMO!!!

Nossa preparação de segunda fase é completa, com aulas de debate e arguição com feedbacks ao vivo, simulados de segunda fase com feedbacks escritos e notas para que você possa avaliar o seu desenvolvimento, aulas de redação e laboratórios de redação para que você tire suas dúvidas quanto a escrita, e aulas de conhecimentos gerais para te manter super atualizado e com o repertório afiado. Sem contar que, para te dar tudo isso, a equipe é BEEEEEEEM DIFERENCIADA e PREPARADA nesse que é BEEEEEEEEM MAIS QUE UM CURSINHO.

Garanta mais de 900 pontos na segunda fase do INSPER mesmo que você se considere uma pessoa tímida, tenha medo de falar em público ou sinta insegurança de entrar em um debate formal. Com técnicas validadas por profissionais da oratória e treinamento semanal, tudo isso é possível em menos de 3 meses!

Clique no link abaixo e garanta sua inscrição!

https://bneedu.com/semi-extensivo-segunda-fase-insper-blog/


Anderson Benjamim dos Santos

Você também pode gostar destes posts

Quanto precisa tirar no Enem para passar no Insper?

Em produção…

Como utilizar flashcards?

O esquecimento de um determinado conteúdo tende a vir com o passar...

Como os Exercícios Dão um Super Poder ao seu Cérebro para Melhorar o Desempenho nos Estudos

Você já imaginou se exercitar como uma forma de dar um super...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!