Por que você não pode ficar sem dormir

Durante a preparação para o vestibular muitos alunos começam a reduzir as suas horas de sono por causa das aulas muito cedo, por causa dos estudos até altas horas da noite ou até mesmo por quererem ver “só mais um episódio” daquela série (que nunca fica em um só episódio). Contudo, a maioria dos alunos que começa a fazer isso pensa que é capaz de treinar o seu cérebro a dormir menos, afinal, os prejuízos de um sono reduzido ou de má qualidade são bastante silenciosos. Sendo assim, falaremos aqui um pouco sobre a importância do sono para convencê-lo de que estudar no lugar de dormir pode não ser a melhor alternativa para te fazer render mais.

1)    Sono e Motivação

Se você se sente cansado ou desmotivado para resolver as suas atividades diárias isso pode ser por causa do seu sono. Muitos circuitos do cérebro são diretamente impactados pela privação do sono e isso pode, muitas vezes, te gerar aquela “desmotivação” para levantar da cadeira e ir fazer algo. Ou seja, não dormir pode estar por trás da sua procrastinação!

 2)    Percepção de esforço

Não dormir também pode aumentar a sua percepção de esforço/cansaço. Pergunte a alguém que dormiu pouco o quanto ela se esforçou em determinado dia de estudos e faça a mesma pergunta a alguém que teve uma boa noite de sono e que estudou a mesma quantidade. O primeiro provavelmente se demonstrará mais esgotado que o segundo. Dessa forma, trate de dormir bem para aguentar render mais durante a sua rotina!

 3)    Autocontrole

A rotina do vestibulando é cheia de atividades que não são muito divertidas, mas que precisam ser feitas, como resolver baterias de questões, resolver simulados, passar horas assistindo aula. Bom, a privação do sono pode diminuir as chances de você fazê-las, porque ela afeta a nossa capacidade de autocontrole. É por isso que você precisa descansar, afinal, quando estamos cansados estamos muito mais propensos a fazer besteira e a “chutar o balde”

 4)    Acumule sono e aprenda menos

Sim, não dormir atrapalha você, por mais que você acredite que rende a mesma coisa dormindo pouco. Estudos mostraram que a perda de horas de sono é um processo cumulativo. Por exemplo, dormir 6 horas por noite, durante 10 dias, pode ter um prejuízo semelhante ao de não dormir por uma noite inteira! Por consequência, sabe-se esse acúmulo é fundamental para a consolidação de novas memórias e para a manutenção da concentração então, dormindo menos, você aprenderá menos.

De forma resumida, a ideia que queremos passar é que, muitas vezes, não vale a pena ficar uma hora a mais estudando de madrugada. Talvez seja muita melhor desligar hoje, para descansar bem e, no dia seguinte, voltar com gás total. Lembre-se que a preparação para o vestibular é uma maratona e não uma corrida de 100m e, para chegar até o final, o melhor combustível que existe é uma bota noite de sono.

Então, sempre que escutar aquela frase “estude enquanto eles dormem…”, sinal vermelho! Vá descansar!

Você também pode gostar destes posts

Como e quando começar a sua preparação para a segunda fase do INSPER?

Em minha trajetória de alguns anos como assessor percebi que uma das...

Seu sonho não deve ser passar no vestibular!

Qual é o seu maior sonho hoje? Se você respondeu “Meu maior...

Dormir pode te deixar mais produtivo

No ano de vestibular, devido à rotina agora apertada, muitos alunos sentem...

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!