Como utilizar flashcards?

O esquecimento de um determinado conteúdo tende a vir com o passar do tempo, como explica a Curva de Ebbinghaus. Para combater esse problema, sabe-se que uma das melhores técnicas para fixar o conteúdo é a repetição e uma forma prática de repetição é por meio do uso de flaschcards. Então, se você quer aprender a utilizar essa ferramenta para otimizar o seu estudo, leia esse artigo até o final!

O que são?

Os flashcards são pequenos pedaços de papel – que também podem ser virtuais – que possuem 2 lados. Neles, o aluno pode escrever de um lado um conceito ou tópico importante do assunto e do outro a explicação para aquele termo.

Como preparar?

Ao finalizar a teoria de um assunto, o ideal é que o aluno identifique quais são os principais tópicos a serem gravados na memória e anote-os, cada um em um post-it. Já no outro lado do papel, o aluno deve anotar o significado ou as informações que ele deve saber sobre aquele termo. É importante, no entanto, que o aluno busque ser conciso nas palavras, tentando simplificar a linguagem e trazer apenas aquilo que é realmente importante. Veja alguns exemplos abaixo:

“Fórmula de Bháskara” -> Colocar fórmula de Bháskara formatada

“Palavra em inglês” -> Sua tradução em português

Conceito em Biologia -> Seu significado de forma simples

Quando utilizar?

A principal vantagem dos flashcards é que eles propiciam um estudo ativo, potencializando a fixação do conteúdo. Dessa forma, é interessante que o aluno prepare os flashcards ao longo do estudo teórico para apenas depois retornar a eles, principalmente na hora de revisar o conteúdo, seja ao final do estudo, seja uma semana depois, seja antes da prova.  Os flashcards são ótimas alternativas pois propiciam flexibilidade e rapidez para o aluno trabalhar determinado conteúdo.

Como utilizar da melhor forma?

Além de quando usar os cards, o aluno deve saber também como utilizá-los. Para isso, tente colocar os cards de um conteúdo em sequência e tente acertar a explicação que está no verso de cada termo. Selecione aqueles em que você teve dificuldade ou aqueles nos quais não sabia a resposta, anote-os e retome a teoria até poder respondê-los sem consultar o livro didático.

Preparar os Flashcards pode ser um trabalho extra, mas com o passar do tempo, ter todos os conteúdos organizados dessa forma facilitará muito na hora da revisão final, além de que ajudará o aluno na formação de uma memória de longo prazo! Faça o teste e diga o que achou!

Você também pode gostar destes posts

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!