Matriz de Eisenhower

Talvez você já tenha ouvido que o ativo mais valioso que nós temos é o tempo. De fato, ele é o único ativo que não somos capazes de recuperar e isso implica uma necessidade de cuidarmos dele atentamente. Para fazer a gestão do tempo existem diversas ferramentas e uma delas, muito utilizada no mundo dos negócios, é a matriz de Eisenhower. Para entender como ela funciona e aplicar na sua preparação para o vestibular, leia esse artigo até o final.

A matriz apresenta um eixo de urgência e um eixo de importância. Pode parecer ambígua essa classificação, mas como diria o presidente norte-americano Dwight Eisenhower “O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Veja abaixo.

Certo, e o quê fazer com esses eixos? Tarefas” urgentes” e “importantes” devem receber grau de prioridade 1 e devem ser feitas em primeiro lugar. Já aquelas que são “não urgentes” e “não importantes” devem ser eliminadas, a fim de economizar tempo com atividades desnecessárias. O que está nos outros dois quadros, pode ser agendado ou delegado. Vamos a alguns exemplos no mundo do vestibular?

“Urgente e Importante” -> O conteúdo do dia. Eu acho importante o aluno tentar, ao máximo, acompanhar o cursinho, garantindo assim que ele verá todos os conteúdos planejados pelos coordenadores e professores, na sequência que eles escolheram. Logo, a prioridade deve ser estar estudando as matérias do dia. Fazendo isso, todos os dias, o aluno já está em um bom nível de preparação.

Aqui o mandamento é “Faça agora”

“Importante e Não Urgente” -> Conteúdos atrasados. Se você não conseguiu estudar um assunto porque viajou, por exemplo, você não pode simplesmente esquecer aquele conteúdo. Você deve anotar isso e buscar algum horário para fazê-lo ao longo da sua semana e um lugar para isso é a matriz de Eisenhower. Outro tipo de atividade são aquelas tarefas pessoais que apenas você pode fazer, como cortar o cabelo, ir ao salão, resolver questões da arteira de habilitação, por exemplo.

Aqui o mandamento é “Agende”

“Urgente e Não Importante” -> Aqui é interessante que se coloque atividades que não são importantes, mas que outras pessoas podem fazer. Por exemplo, comprar materiais, você pode fazê-lo pela internet e economizar o tempo de translado. Outra ideia é selecionar listas extras de exercícios ou montar o seu horário que, no caso do BNE, pode ser feito pelo seu assessor!

Aqui o mandamento é “Delegar” ou mesmo “Economize Tempo”

“Não urgente e não importante” -> Ignore essas atividades ou as deixe em stand-by sem atribuir-lhe importância alguma.

Faça o teste com a matriz de Eisenhower e nos diga o que achou!

Você também pode gostar destes posts

A fórmula da aprovação

Muitos alunos dedicam muito tempo no início da preparação procurando o melhor...

Como passar no vestibular estudando pouco?

Se você se interessou por esse texto esperando algum “hack” que vai...

É difícil entrar no Insper?

Se você está interessado em estudar no Insper, é muito provável que...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!