O que um maratonista tem a ver com a minha preparação?

Uma das questões mais frequentes entre os alunos é a quantidade de questões diária para ser aprovado. A verdade é que não existe um número mágico, mas existe uma forma de você realizar questões que irá te ajudar a, no dia do vestibular, fazer uma prova mais tranquila. Então, para saber como realizar questões para se preparar para o grande dia, leia esse artigo até o final.

Para facilitar a compreensão, estaremos sempre fazendo uma comparação entre uma preparação para o vestibular e o Charles, do BNE, se preparando para uma maratona. Vamos nessa?

Tempo -> Se o Charles quer, no dia da maratona, correr a um “pace” de 15 km/h, faz sentido ele estar treinando a um “pace” de 5 km/h? Claro, no início da preparação, tudo bem, mas nas vésperas da prova, não, pois não haverá algo que o fará, de um dia para o outro, melhorar a sua velocidade média, portanto, isso deve ser trabalhado desde antes. Comparando com o mundo do vestibular: se a prova que você irá realizar tem 120 minutos de duração e 60 questões, você precisa atingir um tempo médio – ou um “pace” – de 2 minutos por questão! E como você fará isso? Cronometre as baterias de questões que você está fazendo. Tente fazer 10 questões em 20 minutos, 20 questões em 40 minutos e assim por diante. No início isso pode parecer difícil, mas assim como o Charles precisa correr rápido o suficiente, você precisa resolver questões rápido o suficiente.

Quantidade -> Mais uma vez, falemos do caso do Charles se preparando para a corrida. Em sua preparação o Charles não pode correr, todos os dias, 21 km, pois isso o deixaria exausto e propenso a lesões. No entanto, é fundamental que ele treine, pelo menos algumas vezes, uma corrida de 21 km para simular o dia da prova, do contrário, como ele saberá como será o grande dia? Bom, o mesmo vale para a preparação para o vestibular, afinal, o nosso cérebro, assim como nosso corpo, tende a se cansar ao realizar atividades longas. Então, o ideal é que, no dia a dia, realizemos baterias de 10, 15, 20 questões, no entanto, é fundamental que façamos, também, simulados completos, sem pausas, simulando fidedignamente o vestibular. Assim como o Charles precisa suportar os 21 km, você precisa suportar – com tranquilidade – a quantidade de questões da sua prova.

Assertividade -> O Charles não vai apenas medir distância e tempo de corrida em sua preparação. Por trás dos 21 km a um “pace” de 15 km/h estão treinos de “sprints”, de resistência e de força, afinal, vários aspectos formam um bom corredor. Assim, para melhorar a sua corrida, o Charles deve estar, cada vez mais, dando “sprints” mais longos, aumentando a sua resistência e elevando as cargas nos treinos de força. Se ele sabe que está pegando menos peso na musculação do que a média, ele sabe que é ali que tem que trabalhar, por exemplo. Da mesma forma que um bom corredor trabalha diferentes áreas para correr melhor, um bom estudante deve trabalhar várias matérias e conteúdos, identificando quais os seus pontos fracos e quais são os seus pontos fortes. Para tanto, uma boa métrica é a assertividade. Como sempre, vamos a um exemplo: fazendo uma bateria de questões de análise combinatória, divida a quantidade de acerto pela quantidade total de questões e anote em algum lugar. Repita isso e, com o passar do tempo, poderá ter um mapeamento da sua assertividade em cada assunto, sabendo exatamente em quis deve melhorar. Realmente, as dicas acima não são fáceis de executar. No entanto, o aluno que consegue estabelecê-las em sua rotina, estará realizando uma preparação de altíssimo nível. Faça o teste e nos diga o quê achou!

Você também pode gostar destes posts

Por que você usa o celular sem perceber?

Provavelmente você já escutou, em algum momento da sua vida, que os...

Curva do esquecimento de Ebbinghaus

Eu sei que você já se encontrou na seguinte situação: estudou um...

Como diminuir a ansiedade?

O ano de vestibular é um ano que exige muito do aluno:...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!