Como melhorar exponencialmente na redação?

A prova de redação é para muitos alunos uma das mais difíceis, pois exige certa criatividade, capacidade de organização das ideias, além de cobrar coesão, normais gramaticais, entre outros pontos. Além disso, muitos alunos cometem o erro de postergar o estudo para essa prova o que, na verdade, deveria começar juntamente ao início da preparação. Dessa forma, para não ter problemas com essa prova no seu vestibular, confira as dicas como estudar a redação da melhor forma possível e melhorar exponencialmente na sua escrita!

Leia redações nota 1000

Essa é uma dica intuitiva, mas que muitos alunos não o fazem. A título de explicação, se você quer aprender a tocar melhor algum instrumento, o que você faz? Escuta alguém que toca muito bem. A lógica vale também para querer ser melhor em algum esporte, para ser melhor na oratória e, por que não para ser melhor na escrita? Logo, uma boa ideia é coletar redações nota 1.000 e estudá-las, buscando modelar tudo: quais repertórios usam, como organizam as ideias e os argumentos…

Além de tudo, você verá que esse é um hábito que exige pouco esforço, mas que agregará bastante em seus textos!

Expanda seus repertórios

Um repertório vasto é fundamental para o seu texto, pois ele será importante tanto para diferenciá-lo como para tornar a sua leitura mais interessante. Assim, busque documentários, livros, filósofos e sociólogos que possam ser utilizados como fundamento para os seus argumentos.

Ah! Não pense que apenas pensadores tradicionais são aceitos, mas músicas, filmes e livros contemporâneos também podem ser uma boa se bem associados à temática.

Cronometre o tempo

Se no dia da sua prova você terá um tempo limitado para fazer a sua redação, é fundamental que você também o limite em seus treinos semanais. Do contrário, o aluno pode se complicar lá na frente na hora de fazer a prova, tendo que fazer às pressas ou mesmo não terminando o texto. Assim, veja quanto tempo você terá no dia do vestibular para escrever e coloque um cronômetro em seu celular e, só então, você poderá ver se pode fazer o seu texto com mais calma ou se precisa se apressar um pouco mais!

Pegue os temas de surpresa

Assim como você terá um tempo limitado na prova e deve treinar nesses moldes, você não terá acesso ao tema e nem poderá pesquisar sobre ele antes de começar a escrever. Tente, então, escrever seus textos com os repertórios e conhecimentos prévios que você tem. Após a redação, no entanto, caso tenha tido dificuldade, vá buscar mais repertórios e informações que poderiam ter sido utilizados no texto e aí você poderá ou reescrevê-lo ou aplicá-los na redação seguinte.

Explore os laboratórios de redação e seus erros

A evolução na redação se baseia no ciclo “Escrita -> Erros -> Reescrita”. Na fase dos erros, é fundamental que você busque o apoio de pessoas que possam não só explicar cada erro, mas também sugerir alternativas. À medida que você for corrigindo os seus erros, você poderá percebê-los ainda enquanto escreve a redação e corrigi-los, aumentando a sua nota gradualmente.

Entenda a redação INSPER

Também é fundamental que você entenda o que será esperado da sua redação, ou seja, o que e como será corrigida. Se você for fazer INSPER, confira esse artigo sobre a redação INSPER! 

Agora é hora de colocar as dicas em prática e ver a sua nota subir exponencialmente na redação!

Você também pode gostar destes posts

Soft e Hard Skills na preparação para o vestibular

“Soft Skills” e “Hard Skills”. No âmbito profissional, cada vez mais esses...

Como passar na FGV?

Em produção…

O melhor cursinho para o Insper

Em produção…

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!