Estude E curta. O “ou” não é uma opção.

Ao contrário do que muitos pensam, procrastinar não é, necessariamente, algo ruim. Descansar ao longo da preparação? Muito menos. Afinal, enquanto pessoas, nossos corpos – e mentes – têm limites fisiológicos e, quando o cansaço chega de verdade, dificilmente conseguimos evitá-lo. O problema é que existe uma forma de maximizar o descanso, tornando-o um momento realmente de recarga de energias e não um momento de culpabilização. Então, se você quer entender como o descanso E os estudos se complementam – e não como se excluem – leia esse artigo até o final.

“Estudar X Descansar”. Provavelmente, esse é o maior dilema que o vestibulando enfrenta ao longo da preparação para o vestibular, afinal estudar – estudar mesmo, ou seja, aprender coisas novas e se aperfeiçoar no conteúdo – é algo cansativo. O problema é que, muitas vezes, o aluno não faz nem um, nem o outro. Veja esses dois cenários:

  1. Você está em casa e sabe que tem uma tonelada de conteúdos para estudar, do contrário, irá acumular matéria e se complicar nos estudos. Ao final do dia, no entanto, você não conseguiu estudar e, por mais que tenha passado o dia todo no celular, você não se sente descansado, pois não fez o que deveria ser feito. Ou seja, você não fez nem um (estudar) nem outro (descansar).
  2. Você está em um feriado e quer sair com os amigos, pois vai ter “aquela” festa muito legal. Você decide não ir simplesmente porque “precisa estudar”. No entanto, ao final do feriado, você nem foi para a festa e nem conseguiu render nos estudos. Mais uma vez, você não fez nem um (estudar), nem o outro (curtir/descansar)

Você percebe que apesar de opostos, os cenários levam você ao mesmo fim? Ou seja, nem estudar e nem descansar! E é aí que está o grande problema, pois isso vai gerar um conflito interno que apenas aumentará com o tempo: frustração por não progredir nos estudos, acúmulo de matéria, sentir que todo mundo e você não, pensar que a preparação é o fim do mundo… Então, entendo que o problema é como você vê a relação estudo x descanso e não na exclusão de um ou outro, veja as dicas de como estudar E descansar!

  1. Esteja 100% presente -> Dentre todas as dicas de produtividade, manejo de tempo e mindset, essa é a mais simples de todas. A ideia é que se na hora de estudar você der o máximo de si, não tem por que na hora de curtir/descansar também não estar 100% presente também. O problema, como dito, é não fazer nem um, nem o outro.
  2. Utilize o sistema de recompensas -> Ao cumprir com aquilo que se propôs a fazer, se recompense. Vamos supor que você está em dia com o conteúdo, e terminou todas as suas atividades às 15h. Por que não aproveitar e ir fazer algo que te gere prazer? A ideia de que “devemos sempre estar fora da nossa zona de conforto” pode ser perigosa. Isso pode ser bom no curto prazo, mas a longo é prejudicial e, como sabemos, a preparação é uma maratona, não uma corrida de 100m rasos
  3. Pratique a antecipação – A dica anterior pode dar a ideia de que só iremos relaxar/curtir quando cumprirmos com aquilo a que nos propomos, mas não é bem assim. Sempre ocorrerão imprevistos e dias mais cansativos nos quais simplesmente não será possível cumprir toda a To-do List do dia. Nesses casos, busque realocar as atividades que ficaram faltando, definindo um dia e horário em que você colocará aquela atividade em dia. Assim, você pode descansar pois sabe que aquela será feita em determinado momento e que você não falhou, apenas se adaptou.

Estando 100% presente, se recompensando pelo que faz corretamente e  praticando a antecipação, você verá que “curtir/descansar” e “estudar” não são excludentes. Pelo contrário, eles são complementares: ter uma rotina boa de estudos tornará o seu descanso muito mais prazeroso e, paralelamente a isso, um descanso adequado fará você estudar de forma muito mais produtiva.

Você também pode gostar destes posts

O que estudar para passar na FGV?

Em produção…

O Insper é uma boa faculdade para mim?

Essa é uma dúvida comum entre os estudantes que estão pesquisando qual...

Esqueça sua pontuação e sua quantidade de acertos!

Esse artigo tem o intuito de, por meio de uma história real,...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!