6 dicas para deixar de ser atrapalhado pelo celular! (e talvez ajudado!)

É indiscutível que os aparelhos celulares estão intrinsecamente inseridos na rotina da maioria da população brasileira nos dias atuais. E, juntamente à incorporação desses aparelhos à rotina, uma das queixas mais comuns entre os vestibulandos é a de que ele toma muito tempo deles, tornando-os mais improdutivos e procrastinadores. Bom, a verdade é que isso pode, sim, acontecer. No entanto, assim como existem apps que podem ajudá-lo a diminuir o tempo de uso desses dispositivos, existem também apps que podem ser aliados na sua rotina. Então, se você quer ter o celular como um ajudante na preparação para o vestibular, e não como o vilão dela, pega essas 6 dicas de apps a seguir!

  1. Forest

O Forest é um dos aplicativos mais conhecidos para aqueles que querem passar mais tempo longe do celular, funcionando da seguinte forma: a ideia é premiar aqueles que passam mais tempo com o app aberto, pois à medida que o fazem, os usuários são premiados com moedas digitais e, com essas moedas, eles conseguem financiar o plantio de árvores na África. Além disso, há toda uma “gameficação” que estimula o uso regrado do celular, como quando você não consegue cumprir o tempo ao qual se comprometeu a ficar longe do celular, você não recebe as moedas, fica com um lembrete visual que não sai do seu aplicativo e até os seus amigos que também participam do app podem ser prejudicados. Sem dúvidas esse app pode ser uma das melhores soluções para que você utilize o seu celular de forma mais consciente e saudável. Ah, a única desvantagem é que ele custa por volta de R$7,90 para IOS (no entanto, é gratuito para Android).

  1. Ajustes

Sim, os ajustes do seu celular podem ser um grande aliado na preparação para o vestibular. Como assim? Neles você tem a opção de limitar o tempo que usa determinados aplicativos, como Instagram, WhatsApp ou jogos mobile. Por exemplo, você pode limitar seu uso diário do Instagram a 1 hora por dia, além de poder estabelecer um momento para não se utilizar o celular, colocando-o em um modo de repouso. Com isso, assim que o seu tempo limite for atingido, surgirá um aviso interrompendo o seu uso e aí você pode escolher aceitar o aviso, adiá-lo por 15 minutos ou ignorá-lo, mas já sabemos qual é a escolha que você vai faze, né?

  1. TED

Nos vestibulares atuais percebe-se uma tendência em se cobrar, dos alunos, capacidade analítica, conhecimento de mundo e noção de atualidades, seja nas provas de humanas, de redação ou de segunda fase. Logo, os TED Talks são uma excelente opção para aquele aluno que, em seu tempo livre, quer aprender de forma leve. No aplicativo, profissionais referências em suas respectivas áreas abordam os tópicos mais diversos, de uma forma interessante e de fácil compreensão. Sem dúvidas, os mais de 1.000 vídeos disponíveis na plataforma são uma ótima forma de expandir o seu repertório sociocultural sem tanto esforço!

  1. Youtube

Essa dica, por mais que seja um pouco óbvia, é imprescindível. Os melhores professores do Brasil estão no Youtube e, logo, a quantidade de conteúdo lá é gigante, pronto para ser consumido. 2 dicas que eu daria para uma melhor utilização da plataforma são: 1) assista pelo computador, pois isso vai distanciá-lo das distrações do Instagram e Whats App, diminuindo as chances de se perder o foco; 2) Aproveite a variedade de explicações: muitas vezes, não entendemos algo que um professor fala mas, pela explicação de outro, isso pode ficar mais compreensível (e eu garanto que você vai entender algum professor por lá!). Além disso, muitas vezes um professor dá um conteúdo em 20 min. tão bem quanto outro em 45 min., então saiba aproveitar essa variedade para otimizar seu tempo!

  1. G1 Enem

O G1 ENEM é um aplicativo disponibilizado pela G1 de forma gratuita para que alunos possam se preparar para o ENEM e, por mais que a prova do INSPER seja diferente do ENEM, elas têm se aproximado nos últimos anos, podendo os seus estudos serem complementares. Ele segue um pouco da lógica aplicada ao TED: a ideia é aprender de uma forma descontraída, pois você pode ver seus acertos, erros e ranking, além de poder competir com outros. O app funciona um pouco como o app “Perguntados”, mas com um pouco mais do grau de veracidade das perguntas e respostas. Vale a pena conferir!

  1. Google Agenda/Google Tasks

Já para organização das obrigações, uma boa opção são o Google Agenda e o Google Tasks, já que sua utilização fica otimizada quando utilizados sincronizados. A maior vantagem deles é a sua interface de fácil uso tanto no computador como no celular, sendo assim uma excelente alternativa para aqueles “esquecidinhos” e/ou “desorganizados”. Pode parecer besteira, mas uma organização bem feita – claro, sem exageros – é fundamental no rendimento do seu estudo! E você? Quais aplicativos utiliza e o que acha das dicas desse artigo? Deixa aqui nos comentários!

Você também pode gostar destes posts

Quero empreender, o Insper é uma boa?

Em produção…

Qual curso devo fazer?

Uma dúvida muito comum entre os vestibulandos é “Qual curso devo fazer?”....

O que fez 9 pessoas de um grupo de 10 serem aprovados em medicina na federal?

No artigo de hoje, um dos assessores do time BNE trará uma...

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!