Por que você usa o celular sem perceber?

Provavelmente você já escutou, em algum momento da sua vida, que os seus hábitos são importantíssimos no que tange à determinação de onde você estará daqui a algum tempo. Por exemplo, comer bem e se exercitar provavelmente irão levar você a ter um corpo bacana, mais cedo ou mais tarde. Logo, no contexto da preparação para o vestibular, isso não é diferente: seus hábitos são fundamentais para dizerem se você será aprovado ou não. O grande problema é que muitos de nossos hábitos – para não dizer a maioria – se tornaram inconscientes e, um dos mais prejudiciais, passou a ser o uso de celular, afinal, quantas vezes você não parou para perceber e já estava há mais de 20 minutos rodando pelo celular quando tinha se comprometido a focar nos estudos? Pois bem, vamos entender por que isso ocorre e como melhorar esse hábito!

Bom, a verdade é que tendemos a usar hábitos para nos aliviar de situações de desconforto, seja ele físico, emocional, intelectual… Por exemplo, já vimos o caso da pessoa que, quando está estressada, como muito mais do que quando está “leve”. Com o celular, você faz a mesma coisa: sempre que passa por algum momento de dificuldade nos estudos, passando por uma questão difícil ou não entendendo um parágrafo, você busca um refúgio e, geralmente, encontra ele no celular, que está a um clique de vários memes e fofocas. Quando você faz isso reiteradamente, isso se torna um hábito:

Gatilho: Cansaço Intelectual

Recompensa: Perambular pelas redes sociais.

Agora que você entendeu por que você passa tanto tempo no seu celular, como você pode resolver esse problema?

1)    Perceba quando isso se intensifica -> Preste atenção sempre que for pegar no celular e veja que você estava fazendo. Lembre-se que os hábitos são involuntários e, para muda-los, precisamos nos tornar conscientes deles, então, tocou no celular durante os estudos, sinal vermelho!

 2)    Deixe o celular longe -> Por mais que seja simples, essa dica é fundamental. Quando você tem o celular do lado dos livros, é muito mais fácil para você cair na tentação do que caso ele estivesse fora do seu campo de visão. É tipo querer fazer dieta sentindo o cheiro de McDonalds 24 horas por dia e vendo os seus familiares comendo hambúrguer e pizza a todo momento. Não dá, né? Então, desligue o seu celular – sim, desligue, pois isso aumentará o grau de esforço necessário para acessá-lo – e coloque-o em um cômodo distante do qual onde você estuda.

 3)    Estabeleça novas recompensas -> Da mesma forma que o celular era uma recompensa, você pode tentar colocar outra coisa no lugar dele. Sair para tomar uma água, se alongar, ou até mesmo conversar por 5 minutos com alguém. A ideia é que você coloque aqui um hábito melhor – ou menos danoso – do que o hábito antigo, ou seja, que tome menos o seu tempo e energia.

 4)    Insista nos bons hábitos -> Assim como passar de uma má alimentação para uma boa exige esforço, substituir um mau hábito por um bom hábito não será fácil. No entanto, quanto mais você o fizer, maiores as chances de você obter sucesso.

Agora, tente colocar essas dicas em prática e venha dizer o que achou!

Você também pode gostar destes posts

Esqueça sua pontuação e sua quantidade de acertos!

Esse artigo tem o intuito de, por meio de uma história real,...

Como Incorporar 5 Hábitos Vencedores para se Destacar no Vestibular

Entrar na faculdade dos sonhos pode parecer uma meta ambiciosa, mas com...

Ditados e clichês no pré-vestibular

Ditados e clichês são aquelas frases batidas que são ditas com bastante...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!