Como funciona a prova do Insper?

Se você ainda não sabe como funciona a prova do vestibular do Insper, a famosa Primeira Fase, iremos destrinchar nesse artigo as principais informações que você precisa saber para realizar essa etapa.

Primeiramente, as provas são aplicadas no modelo digital presencial, no qual os candidatos realizam a prova por dispositivo provido pelo Insper. Dessa forma, cada candidato dispõe de um tempo máximo para realizar as provas de 5 horas e 15 minutos. Além disso, dependendo de qual curso você optou, as matérias cobradas podem ser diferentes.

Por isso, as provas que os candidatos de cada grupo de curso deve fazer nos turnos da Primeira Fase estão definidas no quadro a seguir para melhor visualização.

Grupo de CursoCursos(s)Provas
1Administração e Ciências EconômicasCiências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação
2Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia MecatrônicaCiências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação
3DireitoCiências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação
4Ciência da ComputaçãoCiências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação

Agora que você conhece a estrutura geral, vamos aprofundar um pouco mais em cada prova que compõem a Primeira Fase do vestibular do Insper. Ao total, são 72 questões de múltipla escolha e uma redação escrita à mão. A seguir, segue a distribuição das questões por grupo de curso.

Para os candidatos dos grupos de curso 1 e 3 (Administração, Ciências Econômicas e Direito):

Número de questõesProva
24Linguagens
24Matemática
24Ciências Humanas

Para os candidatos dos grupos de curso 2 e 4 (Engenharias e Ciência da Computação):

Número de questõesProva
24Linguagens
24Matemática
24Ciências da Natureza

Redação (para todos os cursos):

O candidato tem acesso a 2 propostas, ambas acompanhadas por um pequeno texto de apoio. A partir disso, o candidato opta por um dos dois temas para redigir à mão. Um ponto importante é que a redação é a questão de nº 73 e o aluno só consegue ter acesso quando chega nessa questão ao fim da prova. Por isso, o tempo restante, após responder as outras provas (72 questões), é destinado a escrita da redação.

O último ponto de destaque da prova fica para os assuntos que mais caem em cada área do conhecimento da prova do vestibular do Insper. Com base nisso, preparamos um ebook gratuito com as estatísticas por assunto atualizadas para você descobrir o que mais cai na prova do Insper. Para ter acesso, clique aqui.

Você também pode gostar destes posts

Por que você precisa fazer simulados?

Os simulados são um ponto crucial na preparação de qualquer aluno para...

Qual a relação do Ibmec com o Insper?

O aluno do Insper que “sobrevive” nos cursos para conhecer os professores...

Como diminuir a ansiedade?

O ano de vestibular é um ano que exige muito do aluno:...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!