Soft e Hard Skills na preparação para o vestibular

“Soft Skills” e “Hard Skills”. No âmbito profissional, cada vez mais esses termos são discutidos na hora de se encontrar um bom profissional. Mais especificamente, aqueles indivíduos com sofs skills bem desenvolvidas têm recebido uma atenção maior por parte dos empregadores, sendo vistos como um diferencial. Sendo assim, como será que as Soft e as Hard Skills estão envolvidas no contexto do pré-vestibular? Para saber a resposta, leia esse artigo até o final.

Primeiramente, o que é cada um dos termos?

Por Hard Skills, entende-se as habilidades mais técnicas de cada indivíduo, que podem ser mostradas por um diploma, por um curso realizado e, via de regra, são mais fáceis de serem medidas. É, basicamente, a capacidade técnica de alguém de fazer algo. Por muito tempo, essas foram as habilidades mais avaliadas na hora de se analisar uma pessoa. A primeira fase do vestibular pode ser vista como uma análise de Hard Skills, por exemplo, ou seja, o conhecimento técnico que você possui.

Já as Soft Skills são aquelas habilidades comportamentais, mais difíceis de serem quantificadas. Bons exemplos são criatividade, capacidade de liderança, comunicação, entre outros. A segunda fase do vestibular INSPER, por exemplo, além de avaliar o conhecimento teórico dos conteúdos trazidos, busca também avaliar o aluno em termos de soft skills, analisando 4 pontos específicos: comunicação assertiva, interação com pessoas, pensamento crítico e aprender a aprender.

Em qual focar?

Tanto para a primeira fase como para a segunda fase os alunos devem desenvolver as suas Hard Skills, pois elas serão, sim, bastante avaliadas. Contudo, muitos cometem o erro de subestimar a importância de certas Soft Skills na preparação para o vestibular. Sendo assim, veja alguns exemplos de habilidades que você precisará trabalhar ao longo da sua rotina de vestibulando!

a) Resiliência

A rotina de pré-vestibular é, sem dúvidas, muito cansativa. Com isso, a vontade de desistir tende a ser recorrente ao longo da preparação. Portanto, é fundamental que o aluno desenvolva a resiliência para resistir em momentos de dificuldade e seguir em frente.

b) Inteligência Emocional

Inteligência emocional seria a capacidade de reconhecer e trabalhar bem as próprias emoções. Com essa habilidade, o aluno poderá estudar mesmo estando ansioso, cansado, ou até mesmo fazer uma prova mais tranquila lá na frente.

c) Flexibilidade

Essa é sem dúvidas uma habilidade fundamental ao longo da preparação para o vestibular. Muitas vezes, imprevistos irão ocorrer, então é fundamental que o aluno saiba lidar com eles. Por exemplo, ao não conseguir estudar um assunto por determinado motivo, ele deve saber remanejar seu tempo a fim de conseguir, ainda naquela semana, retomar aquele conteúdo perdido.

d) Proatividade

Ir atrás de mais listas daquele conteúdo que não ficou bem aprendido, ir às monitorias, não perder aulas importantes são atividades que dificilmente serão impostas por terceiros a você. Dessa forma, é importante que o aluno tenha o senso de responsabilidade e corra atrás daquilo que ele reconhece como importante, afinal, você deve ser a pessoa que mais quer a sua aprovação, então deve ser também a pessoa mais disposta a fazer o que precisa ser feito.

e) Trabalho em equipe

É claro que a sua aprovação dependerá única e exclusivamente de você. No entanto, o trabalho em equipe pode ser um facilitador desse processo quando você se junta às pessoas certas. Insira-se em um grupo bom e tentem todos se ajudar, compartilhando listas de questões, repertórios para a segunda fase ou tirando as dúvidas uns dos outros. Essa colaboração em equipe trará frutos para todos os envolvidos!

Agora é hora de colocar as dicas em prática e depois vir dizer o que achou!

Você também pode gostar destes posts

Por que você precisa fazer simulados?

Os simulados são um ponto crucial na preparação de qualquer aluno para...

O que um maratonista tem a ver com a minha preparação?

Uma das questões mais frequentes entre os alunos é a quantidade de...

Qual a média para passar na FGV?

Em produção…

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!