Qual é o seu maior sonho hoje? Se você respondeu “Meu maior sonho é passar no vestibular”, eu sinto muito, mas você pode estar no caminho errado para realizá-lo. Isso porque passar no seu vestibular não deveria ser o seu sonho e sim a sua meta. Mas qual a diferença entre os dois? Bom, enquanto o sonho permanece como algo mais distante e abstrato, a meta é algo mais “metrificável” e é nessa metrificação que você deve focar para atingir os resultados esperados. Então, se você quer colocar a sua aprovação como meta para esse semestre (e alcançar essa aprovação), leia esse texto até o final.
Todo projeto que você vai realizar na sua vida terá algum objetivo final. Nesse caso, você começará a jornada dos seus estudos com o objetivo de ser aprovado. Pronto, esse é o primeiro passo: definir seu objetivo.
Agora, você deve identificar aquilo que você controla e o que não controla: infelizmente, não controlamos o fator “ser aprovado ou não”. Contudo, podemos controlar o nosso grau de esforço e de dedicação, por exemplo. Sendo assim, foquemos naquilo que está sob o nosso controle. Segundo passo feito: focar no que você controla.
Com um objetivo definido e sabendo o que você pode fazer, agora é partir para o como fazer. Nesse momento, você deve selecionar os seus hábitos, e deve fazê-lo da forma mais assertiva possível. Veja a diferença:
- Estudar matemática -> deve virar -> Fazer todas as listas que o professor de matemática passar
- Reduzir uso de celular -> deve virar -> Não utilizar o celular em sala de aula e reduzir o tempo de uso diário a 1 hora e meia.
- Melhorar na redação -> deve virar -> Fazer uma redação por semana e levar no laboratório de redação
Ao definir esses hábitos, você está focando no processo, tornando-o muito mais palpável, sendo esse o terceiro passo: estabelecer metas pequenas
Por fim, é fundamental que você esteja sempre avaliando essas metas, afinal, você não sabe se fazer uma redação é muito ou pouco, ou se os professores passam muitas ou poucas listas. Dessa forma, você precisa estar sempre avaliando a sua preparação, sendo esse o quarto passo: reavaliação das metas.
Fazendo isso, você poderá ver o seu grau de comprometimento com a sua preparação, à medida que cumpre ou deixa de cumprir as suas metas e, focando em suas pequenas metas diárias, você estará destinando energias àquilo que você realmente pode controlar, sendo o objetivo alcançado como um resultado do esforço. Agora coloque em prática e venha dizer o que achou!