O que é a moradia estudantil do Insper?

Por se tratar de uma das faculdades mais importantes do Brasil, o Insper possui alunos dos mais variados lugares do país. No entanto, nem todos esses alunos têm condições financeiras para se manterem em uma cidade tão cara como São Paulo.

Diante desse impasse, o Insper inaugurou, em 2017 a Toca da Raposa ou, para os mais íntimos, simplesmente Toca. 

A Toca da Raposa, portanto, é a moradia estudantil do Insper destinada a alunos bolsistas integrais que não possuem residência fixa em São Paulo.

A iniciativa de oferecer residência estudantil gratuita aos alunos é uma novidade nas instituições de ensino superior privadas no Brasil, como o Insper. No entanto, é uma prática relativamente comum nas universidades particulares nos Estados Unidos, onde a moradia estudantil geralmente está incluída no valor da anuidade, sendo oferecida gratuitamente aos alunos que não possuem condições financeiras.

Localizada na rua Elvira Ferraz, a Toca tem capacidade para receber 54 alunos e conta com 25 quartos, cozinha, sala de TV e uma garagem, que acabou se transformando em uma biblioteca, na qual os alunos também estudam.

As relações entre os alunos na Toca são baseadas em princípios como o respeito, a fraternidade e a organização. Dessa forma, a convivência pode se dar de forma harmônica e tranquila, algo essencial para que a casa cumpra o seu fim, especialmente diante da quantidade de pessoas que ela pode abrigar. 

Apresentando um pouco mais sobre os detalhes da admissão na Toca da Raposa, vale destacar que, para se candidatar a uma vaga, o aluno precisa ter uma renda mensal de meio salário mínimo por membro familiar, ter completado o ensino médio em uma escola pública ou particular com bolsa integral baseada em critérios de renda, e não ter completado mais de quatro semestres de outra graduação. Os candidatos que completaram até dois semestres têm prioridade.

Portanto, a Toca da Raposa é uma iniciativa inovadora do Insper que, ciente da sua responsabilidade social, busca oferecer a melhor estrutura possível para aqueles alunos que, plenamente qualificados para ingressarem no Insper, poderiam deixar de fazê-lo devido às suas condições financeiras.

Você também pode gostar destes posts

A sua preparação não vai ser perfeita!

No início da preparação par o vestibular as expectativas de todos os...

Qual a média para passar na FGV?

Em produção…

5 Lições Para Aprender com Warren Buffett e Obter Disciplina nos Estudos

Warren Buffett, um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, não apenas acumulou...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!