O Insper tem segunda fase?

Sim, o vestibular do Insper é dividido em duas fases. Você não leu errado. Cada candidato, após ser aprovado na primeira fase, que consiste em provas com questões de diferentes áreas do conhecimento e uma redação, é convocado para segunda fase e deve cumprir os três ciclos obrigatórios que a compõem. Se você não faz ideia de como é a segunda fase do vestibular do Insper e deseja se preparar para essa etapa da melhor forma possível, continue lendo esse artigo.

Conforme descrito no quadro a seguir, temos 3 ciclos na segunda fase do vestibular do Insper:

CicloTempo estimado de duraçãoComo funciona?
Desafio de Design1 hora e 45 minutosAtividade não avaliativa que tem por objetivo proporcionar ao candidato interação com os alunos do Insper e conhecer melhor a proposta educacional da instituição.
Dinâmica em Grupo1 hora e 30 minutosDebates em grupos de até 6 candidatos para a avaliação de Comunicação Assertiva, Pensamento Crítico e Interação com pessoas, sobre temas de conhecimentos gerais propostos pela banca de avaliação do Insper.
Arguição Oral1 hora e 15 minutosDebates em grupos de até 6 candidatos para a avaliação de Comunicação Assertiva, Pensamento Crítico e Interação com pessoas, sobre temas de conhecimentos gerais propostos pela banca de avaliação do Insper

Dessa forma, é necessário conhecer mais afundo essa etapa do vestibular para obter uma boa pontuação e assim ser aprovado no vestibular do Insper.

Para isso, seguem mais detalhes de cada ciclo:

  • Desafio de Design

Um grupo de alunos da graduação do Insper desenvolvem dinâmicas de interação com os candidatos, a fim de estabelecer o vínculo entre os candidatos do grupo. Essa é uma atividade não avaliativa, mas a não participação implica na desclassificação do candidato. Por meio desta atividade, o candidato conhece melhor a proposta pedagógica do Insper, tem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a experiência estudantil na faculdade e ainda descontrai para começar os ciclos avaliativos mais relaxado.

  • Dinâmica em grupo

Consiste em um debate de ideias. Uma banca com pelo menos dois integrantes da comunidade Insper (professores, colaboradores, alunos e ex-alunos) avaliará as competências descritas na tabela acima. São debatidos 4 temas de conhecimentos gerais, apresentados pelo aplicador do debate.

  •  Arguição Oral

O candidato deve realizar duas arguições orais, nas quais o candidato é exposto a temas de conhecimentos gerais que admitem múltiplas visões e em seguida deve formular perguntas sobre o tema que o ajudariam a obter conhecimento sobre o assunto.

Outro detalhe é que a ordem das atividades avaliativas não é fixa, alguns candidatos serão expostos primeiro ao debate e depois farão a arguição e para outros será o inverso.

No mais, se você deseja uma preparação direcionada e com os melhores resultados do mercado, conheça a nossa preparação específica para a segunda fase do vestibular do Insper!

Você também pode gostar destes posts

5 Lições Para Aprender com Warren Buffett e Obter Disciplina nos Estudos

Warren Buffett, um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, não apenas acumulou...

Por que você usa o celular sem perceber?

Provavelmente você já escutou, em algum momento da sua vida, que os...

Ditados e clichês no pré-vestibular

Ditados e clichês são aquelas frases batidas que são ditas com bastante...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!