É difícil entrar no Insper?

Se você está interessado em estudar no Insper, é muito provável que esteja se perguntando se é difícil entrar no Insper. E o fato é que sim, entrar no Insper pode ser desafiador devido à alta demanda por vagas e à seleção rigorosa de candidatos. A instituição é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios e engenharia no Brasil e, como resultado, recebe muitas inscrições todos os anos.

O vestibular é dividido em duas fases. A Primeira Fase do vestibular do Insper é composta por quatro etapas para todos os candidatos, são elas: identificação, simulado, provas e validação. Os candidatos têm a opção de participar do vestibular próprio da instituição ou optar pela seleção via ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou SAT (Suite of Assessments).

Caso o candidato opte pelo vestibular próprio do Insper, consiste em uma prova que abrange as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação (para quem está prestando para o curso de Administração, Ciências Econômicas e Direito) e Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação (para quem está prestando para Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação).

Já a Segunda Fase do vestibular do Insper, é composta por três etapas: Desafio de Design, Dinâmica em Grupo e Arguição Oral. Nessa fase, é avaliada a Redação, somente para os aprovados na Primeira Fase. Além disso, nessa fase a banca avalia outros tipos de competência dos candidatos que serão tão fundamentais para um bom desempenho na graduação no Insper quanto as competências acadêmicas avaliadas na primeira fase. Sendo assim, são avaliadas na Segunda Fase as seguintes competências dos candidatos: Pensamento Crítico, Comunicação Assertiva, Interação com Pessoas e a habilidade de Aprender a Aprender.

Outro ponto importante é conferir o Edital completo para o processo seletivo e assim obter informações mais detalhadas sobre as habilidades avaliadas nos exames, o número de vagas, os critérios de classificação, os documentos necessários para efetuar a matrícula ou como solicitar uma bolsa de estudos, por exemplo.

Apesar da alta procura, isso não significa que é impossível entrar no Insper. Aqueles que se esforçam e se preparam com dedicação têm maiores chances de se destacar e serem selecionados.

Por fim, para mais detalhes da Primeira Fase e Segunda Fase do Insper, clique aqui e aqui, respectivamente. Bons estudos e boa preparação!

Você também pode gostar destes posts

Esqueça sua pontuação e sua quantidade de acertos!

Esse artigo tem o intuito de, por meio de uma história real,...

Síndrome do Impostor

Um vestibulando, ao longo da sua preparação, costuma receber diferentes pressões externas,...

Aprenda Como o Método Cornell de Anotações Pode Transformar seus Estudos

Dominar a arte de fazer anotações eficazes é essencial para o aprendizado....

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!