Ditados e clichês no pré-vestibular

Ditados e clichês são aquelas frases batidas que são ditas com bastante frequência por diferentes pessoas, de diferentes faixas etárias e grupos. Por algum motivo, a palavra “clichê” adquiriu uma certa conotação negativa, como se fosse algo ultrapassado. A verdade, no entanto, é que se algo é que algo é clichê, só se tornou clichê porque funciona, do contrário, cairia em desuso. Sendo assim, aqui vão alguns clichês/ditados que todo vestibulando já escutou e que sem dúvidas podem ter tudo a ver com a sua preparação!

1) A pressa é inimiga da perfeição

Sabe aquela aula no 2x? Aquele conteúdo que você “aprendeu” em 10 minutos? Muitas vezes, você vai estar se enganando se acha que fazer as coisas rapidamente trará benefícios. Tente fazer as coisas da forma correta, mesmo que isso demore um pouco mais, para não ter que retomá-las mais à frente, afinal, “a pressa é inimiga da perfeição” (ou seria da aprovação?).

 2) “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

Aprendizado é repetição. Logo, você vai ter que fazer muitas questões, muitas redações, muitos debates e muitas arguições para poder ver alguma evolução e, é claro, isso será cansativo e desestimulante, mas não desista, afinal, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.”

 3)  “Cão que ladra não morde

Sempre existe aquele aluno que fala muito como sabe de todos os conteúdos e como vai bem nos simulados. No entanto, geralmente esse aluno nem vai tão bem assim, mas costuma falar bastante. Cuidado para não deixar a sua confiança ser abalada por isso, até porque “cão que ladra não morde”!

 4) “Deus ajuda quem cedo madruga”

Uma das maiores dores dos alunos que estudam de manhã é ter que acordar cedo e perder alguns minutos/horas valiosos de sono. No entanto, isso é uma fase pela qual se deve passar a fim de atingir um objetivo maior, afinal, “deus ajuda quem cedo madruga”, não é mesmo?

 5) “Pimenta nos olhos dos outros é refresco

Essa expressão critica conselhos dados de forma irresponsável. Sabe aquele amigo que diz “só se vive uma vez!”? Bom, ele pode não estar tão preocupado com as consequências desse conselho para você já que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

 6) “Um dia é da caça, outro do caçador

Sim, vai existir um conteúdo em que você vai ter mais dificuldade e vai ter que ralar bastante para aprender. Já em outro, você vai ter mais facilidade e vai tudo fluir bem. Entendendo isso, você verá que a preparação é feita por altos e baixos e que “um dia é da caça, outro do caçador.”

7) “Deus escreve certo por linhas tortas

No meio da rotina, você vai duvidar da sua capacidade, vai quebrar a cara em um simulado ou vai mal em uma redação. Além disso, haverá dias em que a exaustão irá tomar conta e que tudo vai correr de forma diferente do planejado. No entanto, siga em frente, dando o seu melhor, afinal, “Deus escreve certo por linhas tortas!” E aí, você se identificou mais com qual dos ditados/clichês?

Você também pode gostar destes posts

Por que você não pode ficar sem dormir

Durante a preparação para o vestibular muitos alunos começam a reduzir as...

Não estudei nada, ainda dá para passar?

Chegando próximo ao período de provas e o questionamento de muitos alunos...

Estude E curta. O “ou” não é uma opção.

Ao contrário do que muitos pensam, procrastinar não é, necessariamente, algo ruim....

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!