Conheça a redação do INSPER

É frequente que os alunos tenham dificuldade na redação do INSPER e, frequentemente, isso pode ocorrer por (1) falta de conhecimento do formato e correção da prova e por (2) falta de prática. Logo, vamos te explicar aquilo a que você deve se atentar na hora de escrever o seu texto e também te mostrar os temas de vestibulares passados para você colocar o quê aprendeu aqui em prática.

Formato:

Após a pandemia, a aplicação da redação no vestibular INSPER sofreu algumas alterações. Antes, o aluno deveria produzir dois textos sobre 2 temas apresentados apenas na hora da escrita, na proposta da redação, e sua nota nessa etapa contabilizava para a nota da primeira fase. Agora, o texto é escrito na segunda fase e o aluno deve escolher apenas 1 dos 4 temas discutidos na etapa do debate.

O formato do texto é o Dissertativo-Argumentativo (o mesmo utilizado pelo ENEM), em que o aluno deve criticar ou defender o tema escolhido.

As vantagens do novo formato é que a prova se tornou menos cansativa (apenas 1 texto) e que, havendo o debate antes do texto, o aluno tem a oportunidade de assimilar novas ideias e diminuir as chances de “dar branco” no que tange ao repertório sociocultural.

Competências:

É fundamental que o aluno saiba quais pontos serão avaliados pelo corretor para que ele possa masterizar esses aspectos em seu texto, obtendo uma melhor nota. Os 5 pontos avaliados na redação possuem pesos iguais, sendo avaliados de 0 a 3, totalizando uma pontuação de 15. A redação corresponde a 25% da nota da segunda fase.

  • Adequação ao tema proposto: aqui o aluno deve seguir a proposta (tema e formato), caso contrário ele terá sua nota prejudicava (ou mesmo zerada, dependendo do desvio).
  • Recursos Argumentativos e Discursivos: aqui é avaliada a capacidade de argumentação do aluno, trazendo bons argumentos e repertórios válidos.
  • Coerência: além de bons argumentos, o aluno deve trazê-los de forma coerente, sem se contradizer e trazendo-os de forma clara.
  • Coesão: a coesão exige que o aluno traga conectivos para dar fluidez ao texto, possibilitando a correlação das ideias, assim como evitar repetições de palavras, por exemplo. Isso irá tornar o seu texto mais coeso.
  • Uso da modalidade escrita em língua-padrão: é fundamental que o aluno não apresente erros gramaticais, como vírgulas mal colocadas, erros de grafia e acentuação, por exemplo, senão será penalizado por isso.

Observação: Além de fugir à proposta, o aluno pode obter nota zero em alguns casos:

  1. Não se atentar ao número de caracteres, entre 1.000 e 3.000.
  2. Apresentar palavrões, desenhos ou outras formas de anulação
  3. Desrespeitar os direitos humanos.

Entendendo o que é cobrado na sua redação, chegou a hora de praticar. Para isso, confira os temas das redações de alguns vestibulares anteriores do INSPER!

Temas passados para praticar:

2020.1 – Fome no Brasil: a relação entre a produção e a distribuição dos alimentos

2020.1 – A educação sexual como prevenção de estupros de crianças e adolescentes: responsabilidade da escola ou da família?

2019.2 – A desigualdade de gênero no ambiente profissional: retrocessos numa sociedade de mulheres cada vez mais qualificadas

2019.2 – As caixas para acolher bebês incentivam o abandono?

2019.1 – O uso de tração animal em passeis turísticas deve ser proibido?

2019.1 – Celebridades devem se posicionar diante de questões sociais controversas?

2018.2 – O uso de celulares em sala de aula atrapalha a aprendizagem ou colabora para o ensino?

2018.2 –  A grande oferta de perfis em plataformas de encontros amorosos transforma pessoas em produtos?

2018.1 – A cobrança diferenciada com base em gênero em estabelecimentos e eventos fere ou promove a igualdade de gênero?

2018.1 – Quem deve decidir quando encerrar a vida de uma criança em estado terminal: os pais ou os médicos?

Você também pode gostar destes posts

Como uma ferramenta japonesa pode te ajudar a parar de procrastinar?

Procrastinação. Eis a palavra que mais assombra a preparação da maioria dos...

O melhor cursinho para a FGV

Em produção…

“Não dá tempo”. Será?

O ano do vestibular é para muitos um grande divisor de águas,...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!