Conheça a redação do INSPER

É frequente que os alunos tenham dificuldade na redação do INSPER e, frequentemente, isso pode ocorrer por (1) falta de conhecimento do formato e correção da prova e por (2) falta de prática. Logo, vamos te explicar aquilo a que você deve se atentar na hora de escrever o seu texto e também te mostrar os temas de vestibulares passados para você colocar o quê aprendeu aqui em prática.

Formato:

Após a pandemia, a aplicação da redação no vestibular INSPER sofreu algumas alterações. Antes, o aluno deveria produzir dois textos sobre 2 temas apresentados apenas na hora da escrita, na proposta da redação, e sua nota nessa etapa contabilizava para a nota da primeira fase. Agora, o texto é escrito na segunda fase e o aluno deve escolher apenas 1 dos 4 temas discutidos na etapa do debate.

O formato do texto é o Dissertativo-Argumentativo (o mesmo utilizado pelo ENEM), em que o aluno deve criticar ou defender o tema escolhido.

As vantagens do novo formato é que a prova se tornou menos cansativa (apenas 1 texto) e que, havendo o debate antes do texto, o aluno tem a oportunidade de assimilar novas ideias e diminuir as chances de “dar branco” no que tange ao repertório sociocultural.

Competências:

É fundamental que o aluno saiba quais pontos serão avaliados pelo corretor para que ele possa masterizar esses aspectos em seu texto, obtendo uma melhor nota. Os 5 pontos avaliados na redação possuem pesos iguais, sendo avaliados de 0 a 3, totalizando uma pontuação de 15. A redação corresponde a 25% da nota da segunda fase.

  • Adequação ao tema proposto: aqui o aluno deve seguir a proposta (tema e formato), caso contrário ele terá sua nota prejudicava (ou mesmo zerada, dependendo do desvio).
  • Recursos Argumentativos e Discursivos: aqui é avaliada a capacidade de argumentação do aluno, trazendo bons argumentos e repertórios válidos.
  • Coerência: além de bons argumentos, o aluno deve trazê-los de forma coerente, sem se contradizer e trazendo-os de forma clara.
  • Coesão: a coesão exige que o aluno traga conectivos para dar fluidez ao texto, possibilitando a correlação das ideias, assim como evitar repetições de palavras, por exemplo. Isso irá tornar o seu texto mais coeso.
  • Uso da modalidade escrita em língua-padrão: é fundamental que o aluno não apresente erros gramaticais, como vírgulas mal colocadas, erros de grafia e acentuação, por exemplo, senão será penalizado por isso.

Observação: Além de fugir à proposta, o aluno pode obter nota zero em alguns casos:

  1. Não se atentar ao número de caracteres, entre 1.000 e 3.000.
  2. Apresentar palavrões, desenhos ou outras formas de anulação
  3. Desrespeitar os direitos humanos.

Entendendo o que é cobrado na sua redação, chegou a hora de praticar. Para isso, confira os temas das redações de alguns vestibulares anteriores do INSPER!

Temas passados para praticar:

2020.1 – Fome no Brasil: a relação entre a produção e a distribuição dos alimentos

2020.1 – A educação sexual como prevenção de estupros de crianças e adolescentes: responsabilidade da escola ou da família?

2019.2 – A desigualdade de gênero no ambiente profissional: retrocessos numa sociedade de mulheres cada vez mais qualificadas

2019.2 – As caixas para acolher bebês incentivam o abandono?

2019.1 – O uso de tração animal em passeis turísticas deve ser proibido?

2019.1 – Celebridades devem se posicionar diante de questões sociais controversas?

2018.2 – O uso de celulares em sala de aula atrapalha a aprendizagem ou colabora para o ensino?

2018.2 –  A grande oferta de perfis em plataformas de encontros amorosos transforma pessoas em produtos?

2018.1 – A cobrança diferenciada com base em gênero em estabelecimentos e eventos fere ou promove a igualdade de gênero?

2018.1 – Quem deve decidir quando encerrar a vida de uma criança em estado terminal: os pais ou os médicos?

Você também pode gostar destes posts

Ditados e clichês no pré-vestibular

Ditados e clichês são aquelas frases batidas que são ditas com bastante...

Por que você precisa fazer simulados?

Os simulados são um ponto crucial na preparação de qualquer aluno para...

Será que você precisa trocar de amigos?

Para o artigo de hoje, um dos assessores do time BNE vai...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!