Como e quando começar a sua preparação para a segunda fase do INSPER?

Em minha trajetória de alguns anos como assessor percebi que uma das principais dúvidas entre os alunos é “quando e como devo começar a minha preparação para a segunda fase?”. Uns mais ansiosos começam estudando excessivamente para a segunda fase, prejudicando a sua preparação para a primeira etapa. Já outros, um pouco menos dispostos deixam para começar essa preparação apenas ao saber que foram aprovados na primeira etapa. No entanto, a verdade é que extremos nunca são a melhor opção, sendo assim, se você gostaria de saber como e quando começar a sua preparação para a segunda fase, veja as dicas desse artigo!

Comece cedo

Não deixar para depois é, sem dúvidas o melhor a se fazer no que diz respeito à preparação para a segunda fase. Sendo assim, o ideal é que o aluno comece colocando 1 debate e/ou 1 arguição semanalmente. Essa frequência ajudará o aluno a saber em qual das 3 partes ele tem mais dificuldade desde o início e poderá trabalhá-las com tranquilidade, pois tem muito tempo.

Colecione repertórios

Uma habilidade fundamental na segunda fase é que o aluno possua um repertório sociocultural vasto. Sendo assim, ao começar a se preparar cedo para essa etapa o aluno pode, com o passar do tempo, acumular diferentes argumentos válidos para a prova. Muitas vezes, o conhecimento estará no filme que você está assistindo, no livro que está lendo ou na notícia que está acompanhando. Abra os olhos e ouvidos para sempre estar coletando novas informações!

Não exagere

Também de nada adianta estudar todos os dias para a segunda fase sem estar pronto para a primeira. Esse é inclusive um erro muito comum cometido pelos alunos pelo fato de a preparação para a segunda fase ser mais leve que a para a primeira. Contudo, fazer isso é se enganar e procrastinar. Além disso, após a segunda fase o aluno terá um bom período para se dedicar com exclusividade e com intensidade à segunda fase, então calma, pois tudo tem o seu tempo.

Se junte a um grupo

Um dos hábitos mais comuns entre os alunos que se preparavam com mais afinco para o vestibular era estar inseridos em um grupo com outros alunos também dedicados aos estudos. Nesses grupos, era comum que eles se juntassem para estudar para a primeira fase, mas também para fazer arguições e debates entre si e, após cada parte, darem feedbacks uns aos outros. Sendo assim, busque um grupo de amigos ou de colegas e tente fazer o mesmo para que todos possam evoluir em conjunto.

Agora é hora de colocar essas dicas em prática e lá na frente você vai agradecer por ter seguido cada uma delas!

Você também pode gostar destes posts

Como incentivar meu filho a se preparar para o vestibular do Insper?

Nós do BNE conhecemos bem uma situação frequente que ocorre em muitas...

O que fez 9 pessoas de um grupo de 10 serem aprovados em medicina na federal?

No artigo de hoje, um dos assessores do time BNE trará uma...

O que um maratonista tem a ver com a minha preparação?

Uma das questões mais frequentes entre os alunos é a quantidade de...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!