O que Rocky Balboa tem a ver com a sua preparação?

Em uma das cenas do filme, Rocky Balboa, dando conselhos para o seu filho, Robert, dispara a seguinte frase:

“Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente”

Essa frase faz total sentido, afinal, no boxe, praticamente todos adoram “bater”, mas quantos suportam, realmente, “apanhar e continuar”? Não muitos, ou muito provavelmente, ninguém.

Certo, e o que isso tem a ver com a preparação para o vestibular? Bom, nos estudos, todos gostam de acertar questões e ter bons resultados, mas poucos aguentam errar questões e ter resultados ruins. No entanto, o principal aprendizado é que são exatamente essas dificuldades que te levarão para o próximo nível.

Não é a questão acertada que te faz passar, mas as que você errou, corrigiu e aprendeu um novo raciocínio. Não é o conteúdo que você aprende com facilidade e acerta todas as questões que te faz passar, mas aquele que você precisou ver 3 videoaulas diferentes até de fato entender. Não é o último simulado do ano em que você foi super bem que te faz passar, mas aquele, lá atrás, em que você foi mal e que te fez acordar para a vida.

A verdade é que a dificuldade é um filtro e, tenha certeza: a cada conteúdo que passa no cronograma, a cada dia, a cada aula e a cada lista de questões, todos estão “levando um soco”, mas apenas alguns estão se levantando.

Então, claro, “bater” é muito bom. Mas é “apanhando e se levantando” que você se diferencia dos demais.

Agora me diz, isso fez sentido para você?

Você também pode gostar destes posts

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!