5 formas de vencer a procrastinação

Sem dúvidas, a palavra que mais assombra a preparação da maioria dos vestibulandos é “procrastinação”. Muitas vezes, ao final do dia, o estudante olha o que fez ao longo do dia, acha insuficiente e culpa a procrastinação por isso, que nada mais é do que o hábito de “deixar tarefas para depois”. Bom, você gostaria de diminuir impacto negativo que esse mal tem nos seus estudos, leia as 5 dicas para vencer a procrastinação!

1. Se distancie do celular

Não tem para onde correr: o celular atrapalha muito a preparação da maior parte dos estudantes, começando por “vou só responder fulano”, depois indo para mais 1 hora, sem falar nas horas de feed do Tik Tok. Claro, um pouco de rede social não faz mal a ninguém, mas elas não devem atrapalhar o seu estudo. Para evitar isso, tente colocar o seu celular no cômodo mais distante possível de onde você estuda e ainda desligado. Pode parecer que não, mas a distância, somada ao tempo para que ele ligue, tornarão a procrastinação no celular um pouco menos atrativa, e o ato de estudar como uma opção mais próxima.

2. Tenha um ambiente para estudos

O seu cérebro entende que a sua cama é o local em que você dorme e que a sala de TV é o local onde você assiste televisão, então ele deveria também associar algum ambiente ao local onde você estuda. Muitas vezes não é possível, mas o ideal é que o ambiente em que você estuda seja propício a isso, assim como a sua cama é macia e a sua sala de TV escurinha na hora do filme. Sendo assim, busque ter um canto longe de distrações, como camas, TVs, ou até mesmo comida. Além disso, tente se estabelecer em algum lugar limpo e organizado! Com isso, seu cérebro tenderá a ser mais aberto à ideia de estudar, já que terá os estímulos certos a esse hábito.

3. Regra dos 15 minutos

Talvez você já esteve na seguinte situação: não queria começar a estudar algo porque parecia muito longo e maçante mas, alguns minutos após começar, se viu em estado de “flow” (foco total) e vendo que, na verdade, aquela atividade não era tão cansativa assim. Bom, assim como quase tudo na vida, no estudo, o mais difícil é o primeiro passo também. Então, como dar o primeiro passo com tranquilidade? É simples, aplicando a regra dos 15 minutos. Sempre que você estiver com falta de ânimo para alguma atividade, pense “Tentarei realizá-la por 15 minutos, contados no relógio. Caso seja realmente tão ruim, eu simplesmente paro”. Algumas vezes você vai realmente parar e retomar em outro momento, mas na grande maioria das vezes você vai ver que não era tão ruim assim. O objetivo aqui é ter um gatilho mental para quebrar a procrastinação.

4. Checklist + Tarefas Menores

Todo dia, antes de dormir, programe o seu dia seguinte, listando as atividades que você terá que executar. Além disso, tente dividi-las em tarefas menores, por exemplo: “estudar figuras de linguagem” pode virar “1 – Ver teoria de Fig. De linguagem; 2 – Fazer Questões; 3 – Fazer Resumo”.

5. Estabeleça recompensas pessoais

Você precisa se recompensar pelo seu trabalho duro, senão não irá aguentar a longa preparação para o vestibular. Por exemplo, terminou todas as atividades do dia muito antes do previsto? Por que não ir assistir aquela série sem peso na consciência ou ir descansar? Quando você se premia assim, você tende a querer, cada vez mais, fazer o quê tem que ser feito. É importante dizer que muitas vezes você simplesmente não vai conseguir dar conta de tudo, mesmo, então não se martirize por isso! Busque realocar as tarefas nos dias seguintes e terminar a semana em dia com o cronograma. Se tiver dificuldades com isso, fale com os seus professores ou com o seu assessor! A preparação é uma maratona e não uma corrida de 100m!

Você também pode gostar destes posts

Por que você não pode ficar sem dormir

Durante a preparação para o vestibular muitos alunos começam a reduzir as...

O que é a moradia estudantil do Insper?

Por se tratar de uma das faculdades mais importantes do Brasil, o...

O que fez 9 pessoas de um grupo de 10 serem aprovados em medicina na federal?

No artigo de hoje, um dos assessores do time BNE trará uma...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!