Princípio de Pareto

O princípio de Pareto, também conhecido como “regra 80/20”, analisa uma tendência de que 20% das causas geram 80% dos efeitos. Essa “regra” foi percebida pelo italiano ao notar, por exemplo, que 20% das vagens produziam 80% das ervilhas, ou que 80% das terras italianas pertenciam a 20% da população. Com o passar do tempo, percebeu-se que essa proporção tende a se repetir em diversas outras áreas da vida, incluindo análises pessoais, econômicas, sociológicas…

Logo, vendo a universalidade da regra, é possível extrair um pouco do Princípio de Pareto também para a preparação para o vestibular, auxiliando na busca pelo máximo de resultado. Então, se liga como aplicar o princípio de Pareto na sua rotina diária!

1. Conteúdos

A preparação para o vestibular, seja ele INSPER, FGV, ENEM ou qualquer outro exige que o aluno tenha o conhecimento de dezenas e dezenas de assunto e, obviamente, é dever do aluno buscar dominar todos eles. No entanto, já falamos em outro artigo aqui sobre a prevalência de determinados assuntos e formas de cobrança em cada banca de vestibular. Logo, muitas vezes, 20% dos assuntos serão responsáveis por 80% da sua prova, mesmo que não diretamente. Em matemática, por exemplo, porcentagem, regra de três, escalas, grandezas proporcionais, ordem de grandeza, radiciação e potenciação, critérios de divisibilidade, são conteúdos que podem estar presentes em questões sobre os mais diversos conteúdos, ou em boa parte da sua prova. Sendo assim, você deve saber, sim, todos os assuntos, mas deve dominar ainda mais os assuntos base. Para saber os assuntos base, pergunte ao seu professor ou confira os artigos com o histórico de questões do INSPER e da FGV.

2. Gestão de Tempo

Uma ótima ideia para se usar o princípio de Pareto é na gestão do tempo, tornando você uma pessoa mais produtiva. Todos nós temos aquele amigo que, mesmo estudando pouco, parece absorver tudo com muita facilidade e muito provavelmente isso ocorre porque ele, ciente ou não, utiliza o princípio de Pareto. Por exemplo, você pode gastar 2 horas e meia vendo mais uma videoaula e fazendo um resumo sobre um assunto quando, na verdade, você poderia resolver 20 questões ou aplicar a Técnica Feynman e absorver muito mais, em apenas 30 min. A ideia principal é entender quais são aqueles 20% das atividades que mais te ajudam na absorção do conteúdo (ou de 80% dele!).

Eu tenho certeza de que a sua preparação será bem mais leve se você dominar desde cedo os assuntos fundamentais e souber, principalmente, como estudar de acordo com aquilo que funciona para você!

Você também pode gostar destes posts

Entenda de uma vez por todas a TRI

TRI. Esse é um dos tópicos que mais confunde – e assusta...

Princípio de Pareto

O princípio de Pareto, também conhecido como “regra 80/20”, analisa uma tendência...

Como aprender por osmose com os monitores?

Em primeiro lugar, o que é um monitor? De forma resumida, o...

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!