O vestibular não é o fim do mundo, é o começo

Pode parecer que sim, mas o mundo não termina após o vestibular. Na verdade, a melhor – quiçá a única – forma saudável de enxergar essa tão temida prova é como uma etapa a ser cumprida, como um desafio a ser superado. Contudo, muitos alunos não conseguem ter essa visão e, ao avistarem uma preparação de meses, com conteúdos muitas vezes maçantes e com uma pressão nunca antes sentida, realmente acham que o mundo vai acabar. Então, se você enxerga o vestibular dessa forma, leia esse texto até o final para ver que toda essa preparação pode render alguns aprendizados valiosos (provavelmente muito mais valiosos do que matemática analítica, polinômios ou trigonometria.)

1) O primeiro desafio: A verdade é que o vestibular é o primeiro momento de provação na vida profissional/acadêmica de alguém. Até então, as maiores obrigações foram tirar notas boas ou apenas ser aprovado nos anos de escola. Contudo, o senso de obrigação bate à porta no ano de pré-vestibular, pois agora o vestibulando tem uma primeira decisão a tomar pensando em um certo longo prazo: qual curso fazer, em que instituição e como se preparar para ser aprovado. Ações geram consequências e isso passa a se tornar sério a partir de agora, ou seja, é um momento de grande amadurecimento caso o aluno decida olhar para essa fase com seriedade.

2) Vestibular é o meio, não o fim: Por mais que você não goste das matérias, das aulas ou dos simulados, se você quer cursar alguma boa faculdade, você terá que passar por esse processo. É simples, o vestibular é apenas o meio para o exercício da sua profissão dos sonhos. Então, assim como para ter um corpo bonito, você precisa se exercitar, para ser aprovado, você precisa estudar. Dessa forma, o vestibular é um momento de aprendizado, pois mostra que para você atingir coisas que almeja, precisa fazer coisas que detesta, nem que seja apenas por um tempo limitado, e isso será válido para toda a vida.

3) Aprender a aprender: Com as soft skills cada vez mais em alta, uma das habilidades mais requisitadas em entrevistas de emprego – inclusive, na segunda fase do INSPER – é aprender a aprender, afinal, em um mundo com mudanças intensas como o hodierno, um bom profissional deve se atualizar de forma mais rápida. Sendo assim, o intenso ritmo do cursinho irá te forçar a buscar formas mais eficazes de se aprender os conteúdos, do contrário, você irá acumular assuntos atrasados. Com isso, você precisa aprender a aprender, ou seja, ter um processo organizado de assimilação e organização da informação que, por mais que seja usado em matemática, geografia e história agora, será um processo fundamental na hora de se aprofundar na sua profissão, independentemente de qual seja ela.

4) Preparação para a vida: A preparação para o vestibular envolve uma série de fatores, como pressões externas, concorrência, superação pessoal, manejo de tempo, inteligência emocional. Sendo assim, ao analisarmos esses e outros fatores, eles se assemelham a pontos presentes em diversos outros momentos da vida da pessoa, seja em processos seletivos, provas de pós-graduação, exercício da profissão. Logo, “soft skills” desenvolvidas no ano de cursinho poderão ser utilizadas muito mais à frente, o que mostra que esse ano vai muito além da aprovação.

Claro, não há como isolar fatores emocionais da preparação, como ansiedade, vontade de ser aprovado, cansaço e infinitos outros. Contudo, enxergar o vestibular por esse outro ponto de vista pode tornar a sua preparação mais racional. E aí, faz sentido para você?

Você também pode gostar destes posts

Como e quando começar a sua preparação para a segunda fase do INSPER?

Em minha trajetória de alguns anos como assessor percebi que uma das...

Quais cursos de graduação existem no Insper?

Está curioso para descobrir quais cursos de graduação existem no Insper? Está...

A pandemia acabou com o meu ensino médio. E agora?

A pandemia veio para afetar, literalmente, todas as pessoas, independentemente de idade,...

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!