Como saber se você é “o cara”?

Com a inserção da internet na rotina da população, cada vez mais pessoas com pouco conhecimento sobre um assunto se apresentam como especialistas, afinal, na web, qualquer um pode abrir um canal no Youtube ou um perfil no Instagram e começar a falar sobre determinado assunto. Teorias sobre a terra ser plana, explicações simplistas sobre a economia e a política mundiais, ou até mesmo o plano para acabar com a pandemia são apresentados diariamente por “experts da internet”. Por mais que essas ideias sejam tentadoras, sabe-se que dificilmente elas são verossímeis. No entanto, não necessariamente tais especialistas agem de má-fé, propagando a desinformação de forma proposital. Frequentemente, eles estão sob o efeito Dunning-Kruger que, inclusive, pode estar sabotando você também em sua preparação para o vestibular. Então, se você quer entender do que se trata e como evitar cair nessa armadilha ao longo dos seus estudos, leia esse artigo até o final.

Resumidamente, o efeito Dunning-Kruger foi observado por 2 professores de psicologia dos Estados Unidos, David Dunning e Justin Kruger, e afirma que o ser humano tem a tendência a superestimar suas habilidades quando menos sabe sobre um assunto. No entanto, à medida que se aprofunda nele, passa a reconhecer a sua ignorância e, só com mais aprofundamento ainda, volta a se sentir confiante – por mais que ainda menos do que quando era ignorante. Veja a ilustração abaixo para entender melhor.

Um estudo americano mostrou que 80% dos entrevistados se consideravam melhores motoristas que a média, um resultado que estatisticamente não faz sentido algum. O mesmo se repetiu em outros estudos com esportistas, intelectuais, entre outros.

Dunning publicou em seu estudo:

“Uma bateria de estudos conduzidos por mim e por outros confirmaram que pessoas que não sabem muito sobre um determinado conjunto de habilidades cognitivas, técnicas ou sociais tendem a superestimar grosseiramente as suas proezas e desempenho, seja quanto à gramática, à inteligência emocional, ao raciocínio lógico, ao cuidado e segurança com armas de fogo, aos debates ou ao conhecimento financeiro” – Dunning Krueger

Certo, e o que isso tem a ver com a sua preparação? Você pode, muitas vezes, achar que domina um conteúdo e, na verdade, não ser tão bom nele. Então, para saber se você é “o cara” mesmo em determinado conteúdo e não cair no Efeito Dunning-Krueger, esteja atento a 2 pontos:

1. Sempre coloque o seu conhecimento à prova

Quem nunca assistiu a uma aula, achou que dominava o conteúdo mas, na hora de resolver as questões, viu que era mais difícil do que pensava? Esse é o efeito Dunning-Krueger em ação. Para tanto, nunca se confie apenas na teoria de um assunto. Sempre coloque o seu conhecimento à prova de maneira prática, seja por questões seja por um estudo ativo. Além disso, resolver 2 questões podem te dar uma falsa sensação de confiança, daí a importância de aumentar a amostra de exercícios resolvidos por cada assunto. 15 a 20 exercícios poderão dar uma boa noção da situação real naquele tópico.

2. Analise os feedbacks externos

Os feedbacks externos seriam pontos que indicam que o aluno está indo no caminho certo e que vão além da impressão pessoal do aluno sobre o assunto, que pode estar enviesada. Dados como resultados no simulado e porcentagem de acerto em baterias de questões podem trazer informações valiosas sobre o real conhecimento. Além disso, fazer boas perguntas aos professores e aos monitores – muitas vezes, eles elogiam as perguntas inteligentes – ou conseguir fazer questões que colegas não conseguiram são outros indicadores de que o aluno está no caminho correto.

Aplicando essas dicas o aluno poderá saber se ele realmente “é o cara” naquele conteúdo ou se apenas está sob o efeito Dunning-Kruger.

 

Você também pode gostar destes posts

Como incentivar meu filho a se preparar para o vestibular do Insper?

Nós do BNE conhecemos bem uma situação frequente que ocorre em muitas...

Como saber se você é “o cara”?

Com a inserção da internet na rotina da população, cada vez mais...

Dormir pode te deixar mais produtivo

No ano de vestibular, devido à rotina agora apertada, muitos alunos sentem...

plugins premium WordPress
Rolar para cima

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!