A preparação para o vestibular é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos

A preparação para o vestibular é, muitas vezes, um dos primeiros grandes desafios na vida dos estudantes. Para muitos, ela é a primeira vez em que o senso de responsabilidade bate à porta e o aluno precisa se esforçar para entregar resultados. Contudo, é comum que os alunos comecem a preparação a um ritmo muito acelerado mas, pouco tempo depois, já se encontrem exaustos, sem disposição para estudar e com assuntos atrasados. Então, se você quer ter uma preparação sustentável e mais tranquila ao longo dos meses, leia esse artigo até o final e confira as seguintes dicas.

“Você precisa estar fora da sua zona de conforto!!!”

Essa é, na verdade, uma das frases que mais confunde os alunos. Quando se escuta isso, a primeira mensagem que se passa é que o estudante precisa sofrer, estar estudando sempre que tiver tempo e estar indo incansavelmente atrás de mais questões para resolver.

No entanto, isso está longe de ser verdade, pois o segredo mesmo para uma boa preparação é algo bem diferente desse exagero: é agir com bom senso. E como ter bom senso na prática?

Você faz algo que deveria ser feito e se recompensa por isso. Por exemplo, terminou todos os assuntos do dia antes do previsto? Aproveite para relaxar! Acabou de fazer um simulado exaustivo? Provavelmente ir estudar nesse momento não será produtivo, então vá fazer algo que te faça bem.

Afinal, se um maratonista estiver sempre na sua velocidade máxima ele não conseguirá chegar muito longe na prova.

Ah, mas cuidado! O bom senso vale para o outro lado também. Está procrastinando demais? Sente que não está priorizando as atividades da forma correta? Vá atrás de corrigir isso. Uma boa ideia é conversar com o seu assessor ou com os professores para saber como melhorar.

Hábito

Uma preparação para o vestibular nada mais é do que a profissionalização do estudo. Você deve ter uma rotina e, para tanto, são necessários hábitos. Uma excelente ideia é ler o “Poder do Hábito”, livro fundamental para esse objetivo.

De forma bastante resumida, como funciona um hábito?

Gatilho -> Hábito -> Recompensa.

Por exemplo: tomar uma xícara de café -> Ler 15 páginas -> 15 minutos de celular. Ou ainda outro: Tomar um banho demorado e relaxante -> Fazer um simulado -> Sair com os amigos. A repetição tornará a execução cada vez mais intuitiva.

Efeito Bola de Neve

O efeito bola de neve é, talvez, o principal promotor do “caos” em qualquer preparação e ele ocorre quando o aluno não consegue acompanhar o ritmo do cursinho. 1 assunto perdido vira 2, que viram 4, que viram 8… Além disso, pelo menos um desses 8 assuntos será necessário para aprender outros conteúdos, intensificando ainda mais o efeito bola de neve!

E como evitar isso? Constância. Esse é um ponto fundamental da sua preparação. Esteja ciente de que haverá momentos em que nenhum conteúdo será fácil, mas também momentos em que todos os conteúdos irão fluir tranquilamente. A ideia principal é manter o ritmo, assim como um maratonista tende a ser constante em sua corrida.

Lazer

O lazer é fundamental em qualquer preparação. É importante ter tempo para sair com os amigos, tempo para a família e tempo para você mesmo. Busque destinar um tempo da semana para esquecer por completo o vestibular. Um horário que eu recomendo é após o simulado, em que o aluno está bastante cansado depois de tantas questões e precisa espairecer. Vá descansar e volte ao ritmo no dia seguinte! Agora é hora de colocar as dicas em prática e depois vir contar como foi a sua experiência!

Você também pode gostar destes posts

A preparação para o vestibular é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos

A preparação para o vestibular é, muitas vezes, um dos primeiros grandes...

O que é a figura do “assessor”?

Uma das melhores formas de aprender a fazer algo é conversando com...

“Não dá tempo”. Será?

O ano do vestibular é para muitos um grande divisor de águas,...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!