Matriz de Eisenhower

Talvez você já tenha ouvido que o ativo mais valioso que nós temos é o tempo. De fato, ele é o único ativo que não somos capazes de recuperar e isso implica uma necessidade de cuidarmos dele atentamente. Para fazer a gestão do tempo existem diversas ferramentas e uma delas, muito utilizada no mundo dos negócios, é a matriz de Eisenhower. Para entender como ela funciona e aplicar na sua preparação para o vestibular, leia esse artigo até o final.

A matriz apresenta um eixo de urgência e um eixo de importância. Pode parecer ambígua essa classificação, mas como diria o presidente norte-americano Dwight Eisenhower “O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Veja abaixo.

Certo, e o quê fazer com esses eixos? Tarefas” urgentes” e “importantes” devem receber grau de prioridade 1 e devem ser feitas em primeiro lugar. Já aquelas que são “não urgentes” e “não importantes” devem ser eliminadas, a fim de economizar tempo com atividades desnecessárias. O que está nos outros dois quadros, pode ser agendado ou delegado. Vamos a alguns exemplos no mundo do vestibular?

“Urgente e Importante” -> O conteúdo do dia. Eu acho importante o aluno tentar, ao máximo, acompanhar o cursinho, garantindo assim que ele verá todos os conteúdos planejados pelos coordenadores e professores, na sequência que eles escolheram. Logo, a prioridade deve ser estar estudando as matérias do dia. Fazendo isso, todos os dias, o aluno já está em um bom nível de preparação.

Aqui o mandamento é “Faça agora”

“Importante e Não Urgente” -> Conteúdos atrasados. Se você não conseguiu estudar um assunto porque viajou, por exemplo, você não pode simplesmente esquecer aquele conteúdo. Você deve anotar isso e buscar algum horário para fazê-lo ao longo da sua semana e um lugar para isso é a matriz de Eisenhower. Outro tipo de atividade são aquelas tarefas pessoais que apenas você pode fazer, como cortar o cabelo, ir ao salão, resolver questões da arteira de habilitação, por exemplo.

Aqui o mandamento é “Agende”

“Urgente e Não Importante” -> Aqui é interessante que se coloque atividades que não são importantes, mas que outras pessoas podem fazer. Por exemplo, comprar materiais, você pode fazê-lo pela internet e economizar o tempo de translado. Outra ideia é selecionar listas extras de exercícios ou montar o seu horário que, no caso do BNE, pode ser feito pelo seu assessor!

Aqui o mandamento é “Delegar” ou mesmo “Economize Tempo”

“Não urgente e não importante” -> Ignore essas atividades ou as deixe em stand-by sem atribuir-lhe importância alguma.

Faça o teste com a matriz de Eisenhower e nos diga o que achou!

Você também pode gostar destes posts

O que o homem das cavernas tem a ver com sua preparação?

Partindo para uma análise histórica do desenvolvimento humano, podemos imaginar que, lá...

É difícil entrar no Insper?

Se você está interessado em estudar no Insper, é muito provável que...

O que fez 9 pessoas de um grupo de 10 serem aprovados em medicina na federal?

No artigo de hoje, um dos assessores do time BNE trará uma...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!