7 pontos para uma revisão de sucesso

Chegando a reta final da preparação para o vestibular e uma das maiores preocupações dos alunos é “Como revisar para a minha prova?”. A verdade é que a revisão é um momento fundamental em uma preparação de sucesso, afinal, é nela que o aluno tem a chance de dar o “sprint final” até o grande dia. Sendo assim, se você quer aprender a revisar da forma correta nas últimas semanas, leia esse texto até o final!

1. Identifique os seus pontos fortes

Você precisa entender quem você é como aluno e, para tanto, é fundamental que você identifique aquelas áreas em que você é melhor. Por exemplo, se você manda muito bem em português, talvez você possa reduzir um pouco o ritmo nessa matéria para fortalecer outros pontos. Mas lembre-se! É fundamental que você não deixe essa área “atrofiar” e, claro, sempre há espaço para melhora!

2. Identifique os seus pontos fracos

O mais legal da revisão é que você deixa de receber conteúdos novos todos os dias para estudar e pode passar a focar em um processo de melhora. Para que isso seja eficiente, no entanto, você precisa primeiro perceber quais conteúdos não ficaram muito claros ao longo da preparação e listá-los. Com isso em mãos, passe para o próximo tópico.

3. Priorize!

Agora que você identificou aquilo em que é bom e aquilo em que é ruim, é hora de selecionar o que é mais importante para fazer. Busque se dedicar mais a assuntos com 3 características: 1) Maior recorrência no vestibular que você vai prestar; 2) Maior peso na nota e 3) Maior grau de dificuldade. Assim, você estará melhorando exatamente naqueles assuntos que te trarão mais frutos.

4. Questões y Questões

Agora você já possui, em tese, toda a teoria necessária para fazer o vestibular, então é hora de colocá-la em prática. Realizar questões é uma forma altamente ativa de estudo, o que mostrará se a teoria ficou memorizada ao longo do ano, então, não tenha medo de fazer o máximo de questões possíveis.

5. Tire TODAS as suas dúvidas

Cada questão que você erra agora é uma questão que você pode acertar na hora da prova. Sendo assim, esse é um momento que você pode usar para expandir o seu repertório e aumentar as chances de ir bem no vestibular. Enxergue cada questão realizada na revisão como uma nova “carta na manga” que você está guardando para, caso precise, usar na hora da prova!

6. Faça provas antigas

Caso você não saiba exatamente quais questões fazer, uma das melhores alternativas é realizar provas antigas. Nelas, você irá se acostumar com a forma como os assuntos do seu vestibular são cobrados, além de tê-los em ordem aleatória, exigindo mais do seu raciocínio para identificar o assunto de que se trata e só então resolver a questão

7. Não exagere

Calma! Isso não quer dizer que você precisa “se matar” de estudar nessas últimas semanas. Você pode, sim, acelerar um pouco o ritmo agora no final, mas lembrando, sempre, que você não pode chegar à prova exaurido. Trabalhe seus pontos fracos, faça muitas questões, tente fazer provas antigas e tire todas as suas dúvidas e a sua revisão terá de tudo para ser muito produtiva. Agora é a hora de ir colocar em prática e vir dizer o que achou!

Você também pode gostar destes posts

Estude E curta. O “ou” não é uma opção.

Ao contrário do que muitos pensam, procrastinar não é, necessariamente, algo ruim....

Síndrome do Impostor

Um vestibulando, ao longo da sua preparação, costuma receber diferentes pressões externas,...

Método Pomodoro

Você sente ou já sentiu que o seu estudo poderia render mais?...

plugins premium WordPress

Estude na BNE

Garanta sua preparação com a MELHOR e MAIOR para FGV e Insper. Conheça já nossas turmas!